quarta-feira, 16 de junho de 2010

Reformando e Andando...

Reforma Ortográfica

Entre os seculos 20 e 21 a língua portuguesa teve apenas ONZE reformas ortográficas. Verdade que nem todas chegaram a encontrar a 'luz do povo', se tornando usuais, mas o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a reforma mais recente, passa a ser obrigatória a partir de janeiro 2013. A principio eu não dei a minima para mais essa tentativa de confundir os leigos e semianalfabetos, engajados brasileiros, que tanto se empenham em falar um português correto e culto...

Mas com a Proximidade de 2013 e a necessidade de me acostumar com a nova grafia das palavras, me fez encontrar por aí algum bom material.

Vale lembrar que a ultima lei (sim a ortografia é definida por lei) que dispunha os fundamentos da ortografia foi a lei nº5.765 de 18 de dezembro de 1971. Todas as reformas (as de 1973, 1975, 1983, 1990, 1998, 2004 e 2008) foram na verdade decretos ou acordos assinados entre os países Lusófonos (países cuja língua oficial é o português). Assim esses acordos e decretos, na verdade alteram o texto da referida lei. Essa lei, determina 17 bases para a grafia das palavras.
br> Logo o Acordo ortográfico apenas altera o conteúdo destas bases. Para conhecer o texto integral do acordo, baixe este arquivo AQUI.

E você também pode baixar um guia rápido de como usar as normas da reforma ortográfica AQUI.

No futuro, eu posto minhas manhas e façanhas com as novas regras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário