sábado, 5 de junho de 2010

LaTeX : conceitos iniciais

Pacotes, Ambientes e Caixas -- Primeira parte


Esses três termos serão seus fieis seguidores nesta nova empreitada rumo ao dominio de uma nova linguagem.


Legal eu vou me tornar um programador de LaTeX...

Se você pensou nisso... desculpe cortar sua empolgação mas não existe programador de LaTeX, pelo simples fato que LaTeX não é uma linguagem de programação.

Assim como não existe programador de HTML, ambas são linguagens de marcação e nunca devem ser confundidas com linguagens de programação.


Numa linguagem de Marcação nós não usamos seus comandos para criar funções ou rotinas lógicas, mas sim para marcar a posição de elementos.
Tanto LaTeX quanto HTML só geram textos estáticos nos quais só podemos lê-los. Esses textos podem até ter links dinâmicos que permitam que passemos de um ponto a outro do texto, mas esses links nunca executarão alguma operação lógica, logo não são considerados Funções Lógicas.
Para que a internet se tornasse mais interativa foi necessário a criação de outras linguagem (como Javascript, AJAX, ASP e mesmo PHP) além da inclusão de linguagem já existentes dentro do ambiente WEB (como Python e Perl [CGI.bin]).

Tendo isso mente vamos começar a entender como LaTeX marca a posição das coisas.
Primeiro de tudo devemos instalar o interpretador de comandos LaTeX.
Se você usa M$ Windows pode usar o MikTeX, é o mais comum e amplamente divuldado, você pode conhecer o projeto MikTex aqui.
Mas se você, igual a mim usa um sistema GNU/Linux o mais indicado é o pacote texlive. Ao instalar esse pacote, tambem serão instalados os pacotes pdftex, bibtex entre outros, que veremos em momento oportuno que são muito uteis. Basta procurar no repositório da sua distribuição =]


Tudo instalado podemos começar a escrever o primeiro código-fonte. Ele pode ser escrito em qualquer editor de texto ASCII. Isso quer dizer que vamos usar um editor de texto que não inclua nada no arquivo além do texto que nós vamos digitar

Que Editor de Texto inserre 'coisas' no meu texto?

Qual quer editor WYSIWYG-- está certo pronunciar isso lembra a Sam Spark da animação Tá chovendo Hambuguer-- que são editores como o M$ Word ou o Open Writer do OpenOffice. Duvida? Abra um aquivo .odt ou .docx usando o bloco de notas ou o vi (no linux) e você verá uma serie de códigos estranhos antes do texto. São esses códigos que dizem ao programa editor quais fontes foram usadas, que tamanho elas tem, qual o recuo do paragrafo etc..
Esse código é o código de marcação que foi desenvolvido que M$ ou pela Sun para seus editores de texto WYSIWYG. Essa sigla signifca O que você vê é o que você tem, em outras palavras, num editor WYSIWYG, você começa com o produto final, posicionado e tipando o texto e figuras diretamente numa folha em branco e quando clica em salvar o editor monta o código-fonte com a linguagem de marcado propria dele, tentando criar um código que faça o arquivo final ficar o mais proximo possível do que você tipografou.


Já com LaTeX fazemos exatamente o processo oposto, nós criamos diretamente o código-fonte e depois compilamos o código para gerar o produto final. Assim podemos criar um arquivo com o contéudo que queremos, e deixar que os detalhes tipográficos fiquem por conta do LaTeX. Fazendo isso, damos ao nosso texto mais coerência estética e regularidade, afinal quem alinha o texto na margem, quem dá o recuo do paragrafo, quem numero os capitulos, seções e subsções é o proprio LaTeX, deixando para a gente apenas o trabalho de digitar o texto. Por isso para que não haja a inclusão de código intruso devemos usar um editor como o gedit/kedit (linux) ou o bloco de notas (windows). No gnu/linux eu aconselho a IDE GEANY, ela tem suporte para LaTeX com autocompletamento, além de um terminal embutido e uma area para rascunho.

Qual dos metodos é melhor?

Pode parecer estranha minha resposta mas é verdade: Os editores WYSIWYG e o LaTeX são produtos distintos, criados para publicos alvo diferentes, logo não há como comparar um com o outro. Seria o mesmo que perguntar qual é melhor: uma lança de corrida ou um caça F22?

Depende de onde você quer correr... se for correr na água prefira a lança, mas se for no ar, melhor o F22...

Nenhum comentário:

Postar um comentário