sexta-feira, 4 de junho de 2010

\LaTeX - Tipografando com Estilo (e Normas)

O TeX é um programa de computador criado por Donald E. Knuth, cujo motor tipográfico começou a ser escrito em 1977 para explorar o potencial dos equipamentos digitais de impressão que começavam a se espalhar pelas indústrias naquela época, principalmente para melhorar a qualidade gráfica dos livros técnicos (em especial os livros do proprio Knuth}.

O LaTeX, um pacote de comandos (macros) que permitem que formatos predefinidos, de grande qualidade tipográfica, sejam impressos por qualquer autor. Foi escrito originalmente por Leslie Lamport ( o La é de Lamport). Usa o TEX como o seu motor tipográfico. Ultimamente, o LaTeX é mantido por Frank Mittelbach.



A principal função do LaTeX é permitir que o escritor se concentre no conteúdo, deixando a forma do texto por conta do LaTeX. É uma linguagem voltada a criação de texto científicos e acadêmicos

YOKIKO?
Talvez agora você pense: YOKIKO eu tenho a ver com isso?
Bem, se você é estudante (universitário ou não) e faz trabalhos impressos com frequência, já deve ter pensado o quão bom seria se houvesse um programa que 'monta- se' meu trabalho pelas regras da ABNT, sem eu ter que me preocupar com as medidas ou detalhes de tamanho de letra etc...


Pois bem é para isso que o LaTeX foi criado, nos próximos dias, vamos dar alguns passos dentro deste linguagem, por hoje vamos apenas aprender os conceitos basicos, tais como:

Pronuncia do nome
A principio é importante observar que o TeX não é escrito com Te + Ê + Xis, mas com as letras gregas TAU (som de T) + EPSILON (som de e fechado) + KI (som de k), assim a pronuncia é têki ou têqui, e LaTeX pode ser pronunciado como LaTêk ou Latêqui ou ainda Laytequi. Não confunda com a pronuncia de latex (a seiva extraída da seringueira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário