Auto-Biografia parte 1

Biográfia 01 -- ou Minha infância com um jabuti

maio de 1984

Movimentos das diretas já! toma força no brasil. Apple anuncia o lançamento de um novo aparelho, o IMac prometendo contradizer as previsões que George Orwell fez em seu consagrado livro 1984. No hospital publico de Água Boa, na sala de cirurgia numero um, nasce um predestinado a mudar a historia do brasil, alguém que iria alterar para sempre o curso da vidas dos brasileiros. Na sala de cirurgia numero dois, nasço eu.

Ainda maio de 1984

Comemoro minhas primeiras 24 horas de vida. Lembro-me apenas que dormi quase o tempo todo. O nascido na sala de parto numero um, morre de causa desconhecida, (Brasil sem sorte naquela época). As previsões de George Orwell não se confirmam, sem nenhuma participação da Apple ou dos computadores Imac.

Junho de 1984

Comícios, carreatas e salva de fogos de artifícios se proliferam até mesmo nas cidades mais pacatas do interior, marcando o fim do regime militar e o inicio do regime democrático. Eu vou para casa e começo o regime de leite materno. Conheço meu irmão. Passo a maior parte do tempo em uma cama de laterais altas, que as pessoas a minha volta insistem em chamar de berço, enquanto eu, me acostumo em chamar o lugar de meu mundo.

1988

Os anos passaram lentos, anos de dor (em especial nas gengivas). Finda meu regime de leite materno. Perco meu mundo e vou para uma cama de laterais baixas, enfim, as perdas começam... São anos que procurei esquecer.

1989

O Brasil se prepara para voltar as urnas após 29 anos de ditadura. A Argentina compra dos chineses um projeto inacabado de um bomba nuclear, mas sem o total do dinheiro nem corpo técnico para concluir o projeto, pede auxilio ao Brasil. Cai o muro de Berlim, o mundo está em festa. Eu empenho-me na tarefa de destruir minhas mamadeiras de vidro após esvaziá-las, até meus pais comprarem mamadeiras de plástico, findando meu exito nesta tarefa. Minha festa fica mais chata.

1990

Brasil elege Fernando Collor de Melo presidente, o que até hoje uso como prova de que a democracia de um país é tão boa, quanto seu povo for instruído. Eu entro para o pré-primário e ganho um jabuti, que se soma ao conjunto de bichos, formado por um papagaio, dois cachorros e um gato.

1991

Brasil enfrenta os reflexos do plano verão. Os Estados Unidos começam os preparativos para a primeira guerra contra o Iraque, a chamada guerra do golfo. Eu retornando da escola, encontro o portão de casa aberto, e um jabuti passeando próximo a ele.

Inicio do primeiro semestre de 1992

O Brasil exige a renuncia do presidente. Os Estados Unidos atacam o Iraque, em resposta ao ataque Iraquiano ao Quait. A operação tempestade no deserto é transmitida ao vivo para todo o mundo. Em minha casa, fenômenos estranhos acontecem com meu jabuti: Morava eu nunca casa com um patio formado pela conjunção de 3 lotes, num dia comum eu brincava num canto do terreno, e próximo de mim o jabuti. Cansado da brincadeira, atravessei o equivalente a dois terrenos e fui até o tanque me lavar, quando começo a higiene percebo o jabuti aos pés do tanque, comendo um pedaço de mamão. Passo meses imaginando que tipo de mutação poderia dar tais poderes a um jabuti. Outros eventos parecidos ocorrem, enfatizando que sou o signatário do jabuti mais rápido do mundo.

Fim do primeiro semestre de 1992

Itamar Franco assume a presidência, após votação histórica que retirou os direitos políticos de Fernando Collor por oito anos, e o retirou do cargo de presidente. A guerra do Iraque segue à plenos pulmões. Eu, no comprimento da tarefa de trocar a água do jabuti, que até então morava numa casinha improvisada no quintal, deparo-me com a estranha cena de duas cabeças de jabuti me observando, do escuro interior da casinha. Depois de messes com os estranhos fenômenos do jabuti-relâmpago, descubro que, sim, há dois jabutis dentro da casinha... < br/>
Por dias senti-me como a lebre do conto infantil, 'A lebre e a tartaruga'.


Inicio do segundo semestre de 1992

Mudamos de cidade, meus pais esperaram apenas as ferias escolares para fazer a mudança. As férias começaram na sexta, carregamos o caminhão no sábado e fomos para uma cidade há 65 km de Água boa, chegando lá, descobri que as aulas na minha nova escola começam na segunda. Tive um fim de semana de férias e mesmo assim passei esse tempo fazendo a mudança...

Ainda por cima perdi um dos jabutis na mudança...

Continue Lendo >