terça-feira, 22 de junho de 2010

LaTeX - PATH

Entendendo os caminhos

Quando começamos a estudar LaTeX é comum querermos fazer algo mais diferente, mas para isso precisamos de mais pacotes que os instalados por padrão.

E instalar pacotes no LaTeX pode ser algo muito maçante, pois a estrutura dos diretórios do LaTeX é bem especifica, e cada pacote é composto de uma serie de arquivos diferentes, como arquivos de configuração (.cfg) arquivos de estilo (.sty) e arquivos da matemática do estilo (os dados geométricos para a construção das letras e símbolos do estilo, .map ou outra extensão).

Para simplificar podemos criar uma estrutura parecida dentro do nosso diretório HOME, o que simplifica drasticamente o processo de instalação.

Primeiro crie um diretório chamado texmf, dentro do diretório home:

mkdir texmf

Depois baixe o pacote que você quer instalar, eu prefiro baixar direto do CTAN. O proximo passo e mover o arquivo (geralmente um zip) para o texmf que criamos e descompacta-lo.

Não mude nada nos diretórios descompactados, apenas abra um terminal e entre um comando que vai inserir o nosso texmf dentro do PATH do LaTeX:

sudo texhash ~/texmf/
e depois
sudo texhash

Pronto, o primeiro comando vai criar um arquivo chamado ls-R dentro do diretório texmf que conterá uma lista de todos os pacotes LaTeX contidos dentro do texmf. E o segundo comando atualiza os ls-R da partição do sistema, avisando que existe outro na partição home.

Quando rodamos o LaTeX, ele procura por todos os diretórios texmf distribuídos pelo sistema (são 4 ao todo) e lê todos os ls-R para saber onde encontrar os pacotes instalados.

Até a práxima =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário