domingo, 16 de junho de 2013

Juk, Amarok e outros que não tocam mp3 no Slackware 14

Resolvendo problemas com plugins

Passei para o slackware 14 a alguns meses e estava lutando para fazer o Juk e o amarok tocarem mp3. Os Mplayer, kplayer e Xine rodando tudo numa boa, plugins do Mplayer todos instalados e atualizados. Mas Juk e Amarok só tocando ogg.


Depois de muito pesquisar e lutar, encontrei um repositório para o slapt-get que funciona, pois o http://darkstar.ist.utl.pt/slackware/addon/slacky/slackware-14.0/ não está validando a chave de checksum a meses. Usei a alternativa http://slack.isper.sk/pub/slackware-14.0/. Basta adiciona-lo no /etc/slapt-get/slapt-getrc:


SOURCE=http://slack.isper.sk/pub/slackware-14.0/


Com um repositório melhor na mão, só bastava saber o que está faltando para que o juk toque mp3. Verifiquei o GSTreamer e está atualizado.


Mas, e aqui vem o detalhe da questão, o gstreamer teve que se desmembrar pois alguns plugins dele são código proprietário, assim para tudo funcionar é preciso bem mais do que apenas o pacote gstreamer instalado. Embora eu tenha pesquisado um lista enorme de pacotes (geralmente começando com gst-), para mim só foi necessário instalar um:


#slapt-get -i gst-plugins-ugly


Isso foi tudo que precisei. Uma lista mais extensa dos repositórios disponíveis para o slapt-get pode ser encontrada em: http://repository.slacky.eu/slapt-get.txt

Um comentário:

  1. Uso slackware ha alguns anos, resolvi mudar da versão 13.37 para a 14. Funcionou horrivelmente no meu laptop. Voltei para 13.37.

    ResponderExcluir