domingo, 15 de dezembro de 2013

Slackware 14 Vs Debian 7.1

O que aprendi usando Debian Wheezy

Há alguns messes meu KDE começou a não entrar, o HD apanhava e nada. Tudo muito lento e instável. A principio culpei o Slackware 14, que em comparação ao 13.31 é bem "ruinzinho". Por isso resolvi formatar a partição raiz e dar uma oportunidade ao Debian.

Usei o Debian 7.1 (codinome Wheezy) nos últimos cinco messes, e posso dizer que estou feliz... em voltar para o Slackware 14.


De modo geral, as principais picuinhas do Slackware são, não tem um gerenciador de pacotes similar ao apt-get (do Debian) e também demorar messes para surgir versões .txz dos programas, o que obriga instalar tudo no braço.


O que aprendi com o uso do Debian é que instalar no braço é muito melhor, tudo roda melhor, as versões são atualizadíssimas (afinal você baixou o código fonte mais recente, antes mesmo dele virar pacote da sua distribuição). A não subordinação ao repositório da distribuição se mostrou incrivelmente satisfatório para mim.
A maior vantagem do Debian é ter um grande repositório de programas (pelo menos essa era a propaganda que eu ouvia dele), mas achei o Debian com repositório oficial fraquinho onde há uma incessante necessidade de incluir repositórios backdoor para conseguir atualizar o hplip, o icewise (versão firefox usada pelo Debian) etc.


Sobre o Slapt-get (a versão slackware do apt-get) ele consegue resolver os problemas mais fundamentais de dependências de pacotes, mas não é um apt-get. Muitas vezes é preciso resolver questões de dependências na unha (o que pode ser imensamente chato para uma dependência obscura) mas depois do trabalho duro, tudo fluí muito melhor.


O Slackware também se mostrou melhor, pelo menos para mim, na questão uso do HD (no frigir dos ovos o problema era na configuração do KDE e meu HD que pediu aposentadoria em função da idade). O debian e seus derivados tem um tal de trackerqualquercoisa que são três programas que leem todo ao conteúdo do hd sempre que o sistema inicializa. Esses programas tomam toda a carga da CPU enquanto fazem sua tarefa, o que deixa tudo lento por alguns bons minutos, além de usarem o HD por todo o tempo. o Slackware não tem disso, e para mim se mostra vantajoso, mesmo com o KDE, que só requer que se desative o Nepomuk/Strigi.


Obvio que o Debian tem seus méritos, e são muitos, mas para mim que aprendi a usar o Slackware e me sinto confortável com sua atitude espartana, o debian foi um tanto decepcionante.


Até a próxima


Nenhum comentário:

Postar um comentário