quinta-feira, 13 de outubro de 2011

MikTex

LaTeX - no Windows

Uma das coisas que aprendi rápidamente ao começar a usar o Gnu/Linux é que tudo no windows é um pouco pior. E isso conseguiu atingir o LaTeX também, na forma do editor de LaTeX mais popular para windows, o MikTex.
Verdade seja dita, o MikTeX é um bom projeto, mas se você tiver a aportunidade de usar uma distro Gnu/Linux, use. Qualquer editor linux é melhor que o MikTeX.

O MikTeX tem a função de ser uma IDE de Latex, onde você poderia escrever seu código LaTeX, e transforma-lo em um arquivo PDF. Infelizmente eu encontrei alguns problemas nele. Reconheço que alguns dos problemas possam ser, na verdade, diferenças entre o Geny e o MikTex.


Vamos a um breve comentário sobre o MikTex: Primeiro o projeto se chama MikTeX, mas depois de instalado você deverá abrir um programa chamado TexWorks. A área de trabalho é limpa, agradável e apresenta um botão de atalho para 'compilar' o fonte .tex em .pdf. Aqui aparece o primeiro problema, no botão seleção aparecem uma lista de opções de como compilar o fonte .tex, mas não existe a possibilidade de alterar as opções predifinidas (como acontece no Geny que além do botão de seleção, também apresenta uma linha de comando, permitindo ao usuário criar seu comando específico).


Ao Compilar abre-se um console output similar ao terminal Linux, que descrimina cada ação feita pelo compilado pdftex, e pelos outros aplicativos (bibtex, makeindex). Havendo a necessidade de instalação de alguns pacotes LaTeX especiais para a correta compilação do arquivo, o próprio MikTex (ou o Texworks, isso não ficou claro para mim) acessa o repositório MikTeX e instala o pacote, isso é um ponto positivo do MikTex. Caso exista algum erro no código fonte .tex, a coisa complica um pouco; No Geny temos um terminal real onde podemos entrar comandos do shell linux para corrigir certos erros e acessar os arquivos de listagem; Mas no Miktex temos apenas um pseudo-terminal que apenas 'trava' e em alguns casos não retorna o erro que impediu a compilação do fonte .tex. Após travar no erro, o usuário deverá parar a compliação (sim, embora paralizada o miktex não encerra a compilação, o usuário é quem deve fazê-lo) encontrar o erro, corrigir e compilar novamente, naturalmente...


Enfim o MikTeX é, para os usuários Windows, a melhor solução em LaTeX, é limpo, simples e funcional. Para mim, usuário GNU/Linux existem ferramentas melhores ;)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário