quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Hackerismo

Verdades, Lendas e Mentiras II

Há algumas questões não abordadas no outro post. Entre elas, o porque eu estou inventindo tanto tempo com esse assunto? Bem na minha opinião, eu estou apenas divulgando minha opnião... Num mundo de desinsformação, qualquer informação séria e bem fundamentada, é bem vinda.

Há também a questão da banalização do hackerismo. Para alguns, incluindo jornalistas sérios, qualquer um que crie um e-mail falso ou um perfil falso numa rede social é considerado hacker.

Para muitos da impressa, qualquer um que rode um keygen para validar uma cópia pirata para Ruindows é visto como hacker.

Mas afinal quem pode ser considerado um hacker?

Na minha modesta opinião, um hacker é todo e qualquer individuo que gosta de perguntar, mas que ama obter respostas. Toda criança, em algum momento da vida se perguntou 'por que a chuva caí?', mas apenas o hacker efetivamente busca um resposta. Ser um hacker não é apenas invadir, mas saber como e porque ela ocorreu. Um hacker é um conhecedor, é alguém que gosta de conhecer.

Respostas. Algo que fascina. Mas obter respostas nem sempre é fácil, e dependendo da informação pode até não ser 'legal' (no sentido de estar dentro da lei).

Lei. Fundamental para o ordem na sociedade, mas não confunda lei com justiça. A lei visa manter a ordem. E para isso algumas vezes pode até cometer injustiças. Mesmo por que, Justiça é um conceito bem subjetivo. O que é juso para você pode não ser para mim, e vice-versa. A Lei,em especial a brasileira, não faz justiça, mesmo por que esse não é o objetivo dela. A lei visa manter a ordem, por isso em muitos casos ela não faz justiça.

Enfim, um hacker é isso, um conhecedor, um rebelde, um filosofo, um especialista, é alguém com um certo conceito de justiça que na maioria das vezes não se enquadra no conceito das classes dominantes. Mas não é exatamente isso que muda o mundo? Uma nova visão do que é certo e justo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário